Consumidor pode cancelar o serviço de telefone de forma automática

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Navegar pelo menu telefônico, explicar tudo a um atendente, aguardar ouvindo a musiquinha,  ser transferido para outro setor, depois nova transferência… Sem dúvidas o tempo em espera que irrita o consumidor e um atendimento que parece ser feito para vencê-lo no cansaço é um dos maiores motivos de reclamações contra empresas de telefonia.

A boa notícia é que para cancelar o serviço o cliente não precisa mais passar por esta via crúcis. É possível fazer o cancelamento de forma automática, ou seja, sem falar com nenhum atendente e o procedimento é bem simples. Explico: ao ligar para a sua operadora, no próprio atendimento eletrônico será oferecida a opção “cancelar sem um atendente” e é nela que o usuário deve ir.

A partir do momento em que o consumidor fizer esta solicitação, o prazo para a empresa cancelar o serviço é de 48h. Neste tempo é possível que a operadora entre em contato com o cliente para  oferecer uma proposta para que o cancelamento não seja feito (essa proposta pode ser de melhora no preço, ou de adicionar algum novo serviço ao pacote grátis ou a um menor custo), e o consumidor não é obrigado aceitar, podendo insistir livremente no cancelamento.

Finalmente, também continua existindo a opção de cancelar direto com um atendente. Neste caso a solicitação deve ser atendida imediatamente.

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