Divórcio no cartório: documentos necessários, quanto tempo demora e quanto custa?

homem-assinando-papel

Anteriormente já falei aqui sobre quem pode se divorciar no cartório. Hoje vou continuar o tema, explicando quais são os documentos necessários, o tempo que leva para tudo ser resolvido e também dar uma média sobre as custas cartorárias.

Primeiramente o casal deverá tirar uma segunda via da Certidão de Casamento. Isto é necessário pois para o procedimento de divórcio deverá ser fornecido um original deste documento com data de emissão de até noventa dias. Somente estariam dispensados disso aqueles que estão casados por tempo inferior a três meses.

Além disso, será necessário apenas a identidade e CPF de ambos os cônjuges, e comprovante de residência. Com tudo em mãos, o advogado (que como já mencionei na outra postagem pode até ser um para os dois) irá preparar a Procuração para que os interessados assinem e o requerimento.

O próximo passo é a entrega de documentação no cartório para a elaboração da escritura. Geralmente no dia seguinte já é possível a assinatura do divórcio. Então, mais ou menos após três dias da assinatura é entregue a Certidão original. Ou seja, tudo resolvido em uma semana.

Já as taxas do cartório, no centro do Rio de Janeiro, atualmente estão em torno de R$750,00 (excluído deste valor apenas a taxa de segunda via da certidão de casamento).

OBS.: Não estão incluídos nos valores acima declarados taxas referentes a transferências de eventuais bens a serem partilhados.

Comment (1)

  • Espn Reply

    Ppl like you get all the brisan. I just get to say thanks for he answer.

    29 de abril de 2017 at 02:59

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *