Direitos que o consumidor não tem
Até agora todos os textos que publiquei aqui foram para informar o consumidor sobre os direitos que possui. Porém, a partir de hoje vou iniciar uma série de postagens na contramão disso: sobre os direitos que o consumidor não tem. Tudo o que será comentado abaixo são dúvidas que clientes já me fizeram, então é provável que interesse a outras pessoas também:
Parar de pagar o financiamento de carro que foi roubado:
Quando o consumidor que não possui seguro é vítima de um roubo/furto e não consegue ter o veículo que ainda está pagando recuperado pode surgir a dúvida a respeito do dever ou não de continuar pagando as parcelas do financiamento. A questão inclusive já parou na justiça.
Porém, infelizmente não é direito do consumidor deixar de cumprir as prestações restantes. Isso acontece pois o crime não é de responsabilidade da financeira, mas de terceiros.
Direito de troca em qualquer hipótese:
A possibilidade de troca dos produtos comprados, mesmo quando estão em perfeito estado, é tão repetida no comércio em geral que os consumidores podem achar que trata-se de um dever dos lojistas.
Embora o consumidor tenha o direito de desistir das compras realizadas fora do estabelecimento físico (aqui se enquadram internet, revistas, catálogos e televendas), o mesmo não se aplica aos itens comprados na loja física. Nestas, a prática da troca é apenas uma liberalidade das lojas, um atrativo para seus clientes.
Então, é importante que o consumidor esteja atento, pois valerá o combinado entre vendedor e cliente no ato da compra.
Finalmente, se o produto apresentar problemas, o consumidor poderá sempre reclamar no prazo de garantia legal, mas isso é assunto para outra postagem.
Se você também tem dúvida sobre possuir ou não um direito quanto consumidor, coloque nos comentários que no próximo texto eu respondo!
Comment (1)
Na verdade eu tenho uma dúvida. Tenho uma dívida no cartão do meu padrasto ja tentei financiar e pagar três vezes e não conseguia. Só que estou qrendo pagar pois a dívida não é em meu nome. Só que conseguiram o telefone do trabalho dele e devido a isso tive q financiar. Mas gostaria de saber, pq estão cobrando oito mil e pouco. Sei q estou devendo, só que não devo oito mil. Vou ser sincera. Por mim ia deixar rolar um pouco mais para abaixarem, pq não é isso q devo. Só que como estavam ligando pro trabalho do meu padrasto fui praticamente obrigada a financiar um valor q acho excedido. Gostaria de uma orientação por favor!